Zona Rural

26 de julho de 2021

Entenda os benefícios e desafios da tecnologia no campo

Entenda os benefícios e desafios da tecnologia no campo

Nunca estivemos tão conectados como agora.

O mundo já não é mais o mesmo, e a conectividade tem facilitado a vida de muitas pessoas nas mais diversas áreas. O agronegócio é um desses setores que têm avançado de maneira surpreendente, graças à influência da tecnologia.

Muitos são os benefícios para aqueles que optam por incluir a tecnologia em seus processos no campo. As máquinas agrícolas são um ótimo exemplo de como a conectividade pode ser positiva nesse ambiente, já que através de sensores, computadores de bordo e câmeras especiais é possível obter informações sobre as plantações em tempo real.

E não é só isso! Através de um computador, o produtor rural consegue, à distância, receber as informações e a partir delas tomar as melhores decisões a respeito daquilo que se está produzindo. A coleta de dados é fundamental para a saúde do negócio no campo. Entre tantos benefícios podemos citar:

  • Maior produtividade por conta das decisões ágeis e redução dos recursos;

  • Inclusão de práticas que visam a sustentabilidade, através da diminuição de desperdícios;

  • Redução de custos extras;

  • Negócio muito mais inteligente e assertivo.


Os benefícios para quem adota e implementa a tecnologia no campo são notórios, porém ainda há alguns desafios a serem superados pela agropecuária. Apesar de já termos avançado bastante com a digitalização dos processos e conectividade das coisas, é sabido que alguns lugares em nosso país ainda são limitados no que se refere a tecnologia.

O Brasil é um país territorialmente extenso, e algumas áreas não possuem uma cobertura tecnológica suficiente para atender as demandas. No campo, muitas vezes as conexões de internet são poucas e em alguns casos chega a nem existir. Mas, continuamos otimistas com a aceleração do processo de digitalização, que se intensificou bastante nos últimos meses, principalmente na pandemia. Espera-se que com a chegada do 5G no país, o setor agro venha ser positivamente impactado.

 

Fonte: G1