Inovação

18 de junho de 2021

Ciência utiliza método inovador capaz de transformar plástico em combustível

Ciência utiliza método inovador capaz de transformar plástico em combustível

Uma nova descoberta tem gerado grandes repercussões no universo científico.

Recentemente foram feitos testes em laboratório e cientistas do Grupo de Inovação de Plásticos da Universidade de Delaware conseguiram converter plástico de sacolas e garrafas em produtos de origem fóssil que podem ser utilizados como combustível ou lubrificante.

A novidade contribui para a chamada “economia circular”, que consiste em reaproveitar produtos que aparentemente não possuem mais utilidade para gerar algo novo. Assim, aquilo que foi descartado pode ser utilizado por diversas vezes e fazer parte desse processo cíclico de reaproveitamento.

O novo método consiste em misturar resíduos plásticos com outros produtos a uma temperatura de 250°C. Para realizar esse processo, os cientistas estadunidenses fazem uso de um procedimento químico chamado de hidrocraqueamento, que basicamente é a quebra de substâncias sólidas do plástico em partículas menores de carbono. Após essa etapa é adicionado moléculas de hidrogênio, responsável por equilibrar o  produto para posterior uso.


Todo esse processo só é possível através da utilização da tecnologia de  catalisadores que conseguem rapidez e agilidade ao acelerar as reações químicas. O uso combinado dos catalisadores consegue derreter o plástico em toda sua totalidade, sem deixar nenhum resíduo. Essa descoberta inovadora abre espaço para que possamos imaginar como a tecnologia pode ser inserida em processos grandes que trarão vantagens indiscutíveis.

Entre os principais benefícios dessa inovação temos evidentemente a redução da poluição ambiental, sendo esse um dos problemas sofridos pelo planeta há muito tempo e que precisa ser combatido com certa urgência. Além disso, o resultado oferecido por essa transformação movimenta positivamente a economia ao produzir combustíveis utilizáveis.


Esperamos positivamente que cada vez mais descobertas inovadoras como esta sejam crescentes em nosso meio. É irrefutável que a tecnologia está disponível para a humanidade a fim de produzir resultados positivos que transformarão os processos como um todo. 

 

Fonte: Portal R7