Aluna do Instituto Federal de Sergipe tem destaque no CISTI 2018

CIO-SE 27 junho 2018 - 12:02

Brunna Lorenna, estudante do curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Sergipe em Lagarto, participou da 13ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI 2018), em Cáceres, na Espanha. O evento ocorreu entre os dias 13 a 16 de junho. Lá, ela apresentou seu projeto com a seguinte temática: “Revisão Sistemática sobre ambientes interativos para a recuperação de lesões provenientes de AVE”.
A CISTI é uma conferência técnico-científico que ocorre anualmente e tem como objetivo principal a apresentação e debates sobre estudos, conhecimentos, perspectivas, experimentos, e concepções acerca de assuntos que tangem o universo dos sistemas e tecnologias de informação.
O trabalho de Brunna teve como foco central o desenvolvimento de uma Revisão Sistemática para assessorar fisioterapeutas, onde reuniu nele, dados sobre ambientes interativos utilizados no auxílio de tratamentos de lesões provenientes de Acidente Vascular Encefálico. Um estudo que apresentou grandes contribuições para a área da saúde. O projeto contou com o apoio de seus dois professores, Rubens Matos e Almerindo Rehem, onde este último trouxe a ideia de realizar a revisão sistemática.
A estudante de 18 anos teve algumas dificuldades em arrecadar o dinheiro necessário para custear as despesas da viagem, mas por meio de rifas e doações ela obteve a quantia necessária para cobrir os gastos. O CIO-SE foi um dos patrocinadores e contribuiu assim para o projeto.
Brunna já tinha participado de outros eventos e conquistado três prêmios. O primeiro foi através da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e os outros dois em Brasília, no Conecta IF de 2017.
O projeto marca uma novo tempo para Lagarto e o estado de Sergipe, elevando e valorizando a educação local, além de abrir portas para que novos estudos possam ser desenvolvidos, inspirando assim a muitos outros estudantes da região.