Premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Informática

CIO-SE 3 maio 2018 - 15:28

Nesta quarta-feira, 2 de maio, aconteceu a Solenidade de Premiação estadual da 19ª Olimpíada Brasileira de Informática, em Sergipe. Dividida em três etapas (regional, nacional e internacional), a OBI visa despertar nos jovens o interesse pela Ciência da Computação, envolvendo engenhosidade e raciocínio lógico, elementos essenciais para a solução de desafios. Nesta edição, a OBI premiará mais de 143 estudantes do ensino fundamental, médio e superior, nos níveis estadual e nacional – e as instituições de ensino e professores destaques na competição no ano de 2017. A cerimônia será realizada no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus São Cristóvão.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Informática (SBC) e organizada pelo Instituto de Computação, da Universidade de Campinas (Unicamp), a OBI está em sua 19ª edição nacional. Em Sergipe, a Olimpíada está na 11ª edição e é realizada pela UFS (por meio do Departamento de Computação/DComp), em parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), a Associação de Gestores de TI do Estado de Sergipe (CIO-SE) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec).

A disputa é organizada em duas modalidades (Iniciação e Programação), sendo que, em 2017, elas foram subdivididas em: Iniciação Nível 1, Iniciação Nível 2, Programação Júnior, Programação Nível 1, Programação Nível 2 e Programação Universitária. A OBI é a competição classificatória para a Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics/IOI), uma das maiores olimpíadas mundiais de ciência.

Fonte: Infonet